Dia Internacional da Mulher: por que a data é tão importante

lifestyle Mar 04, 2020
dia da mulher

O Dia Internacional da Mulher acontece em 8 de março e é uma data lembrada no mundo inteiro. Apesar da celebração, pouco se sabe sobre por que ela foi criada e qual é sua verdadeira importância - que vai muito além de flores para as mães, filhas, esposas e colegas de trabalho.

Como surgiu o Dia da Mulher?

O Dia da Mulher foi criado a partir de uma série de eventos no início do século XIX. Após a Revolução Industrial, as mulheres foram inseridas em um contexto de trabalho altamente exploratório, com condições precárias dentro das fábricas, jornadas de 15 horas por dia e um salário que não condizia com tudo o que estava acontecendo.

Por conta disso, elas se organizavam em vários protestos pedindo por igualdade salarial, o fim do trabalho infantil e melhores condições no ambiente profissional, além de mais direitos trabalhistas.

Um dos primeiros registros desses protestos é de maio de 1908, nos Estados Unidos. Na ocasião, cerca de 1.500 mulheres se uniram em uma grande manifestação, pedindo por igualdade de direitos. Tudo isso fez barulho e, no ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA marcou a data em 28 de fevereiro, quando organizou um protesto de 3 mil mulheres.

Outra data importante é a de 1910: durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca, foi aprovada uma resolução para a criação de uma data oficial do Dia Internacional da Mulher, devido à importância crescente das lutas femininas.

O dia 8 de março só foi relacionado ao Dia da Mulher em 1917, quando, na Rússia, mais de 90 mil operárias fizeram uma grande manifestação contra o Czar Nicolau II, pedindo por melhores condições de trabalho. Tudo aconteceu em meio à Primeira Guerra Mundial, que só piorava a qualidade de vida na época.

Após uma série de reconhecimentos importantes e o avanço do movimento feminista no mundo inteiro, a Organização das Nações Unidas só oficializou o Dia Internacional da Mulher em 1977.

Importância da data atualmente

O 8 de março nunca foi tão importante e relevante em nossa sociedade. Embora tenha sido iniciado no passado e as mulheres já tenham conquistado causas importantes, ainda ocorre muita desigualdade de gênero, seja no mercado de trabalho ou dentro de casa.

Aqui na SouSmile, as mulheres exercem um papel fundamental na construção da empresa. Acreditamos na força feminina e incentivamos essa presença tão importante no mercado de trabalho. Venha conquistar seu sorriso com a gente!

Fonte: NovaEscola

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)