Como escolher a escova de dente ideal para seu sorriso

autocuidado Set 04, 2020

Escolher uma escova de dente nova é um grande desafio: você irá encontrar diversas marcas, tipos e tamanhos diferentes no mercado. Se todas cumprem a mesma função, como garantir a escova certa? É importante seguir alguns critérios na hora da compra, já que cada sorriso tem características únicas - e a escova de dente ideal ajuda a manter a saúde bucal em dia.

A escova de dente ideal

Antes de tudo, converse com seu dentista e peça uma ajudinha. Ele poderá te indicar o melhor formato e tamanho para sua boca, de forma personalizada. No geral, escolha uma escova que alcance todos os dentes: "A escova de dente deve ter o tamanho de cabeça e cabo apropriados de acordo com o paciente", indica Juliana Furtado, dentista SouSmile.

Além disso, existem diversos tipos de cerdas diferentes, cujas especificações você poderá entender melhor no toque e nas indicações de cada marca de escova. "As cerdas devem ser macias para não machucar a gengiva e de preferência cabeça pequena", comenta Ju.

Depois de encontrar sua escova ideal, não pense que ela substituirá o fio dental, hein? "Importante ressaltar que a escova de dente não substitui o uso do fio dental que é fundamental para uma limpeza completa", explica Ju. O fio ajuda a remover restos de alimentos entre os dentes e evita placa bacteriana, cáries e outros problemas de saúde bucal. Use o fio dental uma vez ao dia!

Quando trocar a escova de dente?

A Ju recomenda trocar de escova a cada 3 meses. É o tempo em que as cerdas ficam desgastadas, o que perde um pouquinho a efetividade da escovação. Para garantir que a escova de dente está trabalhando direitinho, não deixe de fazer as trocas no tempo certo.

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)