Quais as vantagens do scan 3D?

Entenda o que é e quais os benefícios do principal exame da avaliação para o aparelho invisível.

vantagens-scan-3dSe você já fez uma documentação ortodôntica em algum momento da vida, deve conhecer o molde de massinha. Nele, era preciso morder uma plaquinha cheia de massa por alguns minutos, na qual seria impressa uma cópia perfeita dos seus dentes, formando uma réplica da sua arcada dentária em gesso.

Esse exame é necessário para qualquer tratamento ortodôntico, mas hoje em dia, ele pode ser feito com o scan 3D, muito mais tecnológico e confortável!

O que é o scan 3D?

O scan 3D exerce a mesma função do molde de massinha, mas é muito mais preciso. Ele parece uma caneta com uma câmera na ponta e, na avaliação, a dentista passa o scan bem de perto em cada um dos seus dentes. São tiradas 6 mil fotos por segundo! A imagem em três dimensões já vai surgindo na mesma hora, na tela do scan, e você consegue visualizar certinho o formato do seu sorriso.

Planejamento digital

A importância do scan 3D é que, com a imagem formada, nosso incrível time de ortodontistas consegue fazer o planejamento do seu tratamento com o aparelho invisível. Em um programa de computador, elas conseguem isolar cada dente para prever todas as movimentações que acontecerão ao longo da jornada - cada uma delas será impressa nas fases de alinhadores, em uma impressora 3D!

A tecnologia usada no planejamento é a CAD/CAM, sigla em inglês que significa desenho e fabricação assistidos por computador. Ela permite que o profissional em odontologia prepare o modelo e faça todo o planejamento de um caso ortodôntico no computador, para posteriormente enviá-lo para a impressão com apenas um clique. Dessa forma, todo o processo acontece em bem menos tempo.

Vantagens do scan 3D

Com tudo isso, dá para perceber que o scan 3D faz muita diferença no processo do aparelho invisível. Veja quais são seus benefícios:

Conforto

O molde de massinha gera um pouco de desconforto para o paciente, que precisa ficar de boca aberta por um tempão com aquele monte de massa - a sensação é até enjoativa. O scan 3D é mais confortável e rápido.

Precisão

Por ser um registro em três dimensões, o scan 3D gera uma imagem mais precisa e fiel da boca do paciente, enquanto o molde de massinha é mais passível de ter erros e falhas na hora de registrar o sorriso.

Praticidade

Com o scan 3D, o processo do tratamento do aparelho invisível fica muito mais prático, pois a imagem já vai para o programa de planejamento digital. São só 12 dias úteis entre a compra do aparelho invisível, produção dos alinhadores e início do tratamento!

Curtiu? Agende sua avaliação para o aparelho invisível e venha fazer seu scan 3D!

agende já


leia mais postagens sobre este assunto:
ciência