Como solucionar os problemas causados pelo diastema

vida alinhada Set 03, 2019
pessoa colocando o aparelho invisível na boca

Ter os dentes espaçados é uma característica bastante comum do sorriso, principalmente na infância. Apesar de muitas pessoas acharem um charme, outras preferem fechar os diastemas, caso isso não tenha acontecido de forma natural no desenvolvimento do sorriso.

causas do diastema

Existem várias causas para os espacinhos entre os dentes. Uma delas é o desenvolvimento dos dentes de leite em crianças: eles possuem um tamanho menor do que os definitivos, deixando espacinhos na arcada dentária. Além disso, quando caem, o espaço fica ainda maior - causando a famosa “janelinha” no sorriso.

Outra causa para o espaçamento é o uso prolongado de chupetas e mamadeiras na infância, que fazem uma pressão nos dentes, alterando o formato.

Veja mais motivos que causam diastemas:

  • Respirar pela boca
  • Anormalidade do freio labial
  • Dentes de tamanhos diferentes
  • Problemas de alinhamento e mordida
  • Falta de algum dente

impacto na saúde bucal

Mas afinal, os espacinhos podem afetar nossa saúde bucal? A resposta é sim, dependendo do tamanho desse espaço. Ele possibilita o acúmulo de restos de alimentos, e se não for feita uma higienização atenciosa no local, pode-se ter cáries e inflamações na gengiva.

Além disso, dependendo da localização do espaço na arcada dentária, ele pode interferir na mastigação, causando DTM (disfunção temporomandibular). Alguns sinais desse problema são dores na mandíbula, dores de cabeça e incômodo ao mastigar.

Por fim, um diastema muito grande pode afetar até a fala, caso a língua encontre mais espaço do que precisa para pronunciar algumas palavras. Nesse caso, é preciso recorrer ao tratamento fonaudiológico.

como resolver o diastema

Existem algumas soluções viáveis para fechar os espacinhos, que dependem do tamanho e gravidade - além da necessidade do paciente.

Os tratamentos mais comuns são aparelho invisível, aparelho fixo convencional (metálico, estético ou lingual) e preenchimento com resina. Nosso tratamento de alinhadores é bastante indicado para fechamento de diastemas, por ser rápido, prático e de fácil correção.

aparelho invisível SouSmile

Na SouSmile, o tratamento com os alinhadores transparentes começa com uma avaliação, na qual dentistas realizam a documentação ortodôntica do paciente e o diagnóstico - que diz se o caso é tratável por nossa tecnologia.

São 12 dias úteis para nosso time de ortodontistas planejar o caso e para os alinhadores ficarem prontos. Eles são impressos em uma impressora 3D no formato exato dos dentes, cada um com uma nova posição que eles devem ocupar.

Os dentes se movimentam por etapas - cada fase de alinhador deve ser usada por duas semanas. Com isso, os espacinhos vão se fechando gradualmente.

Normalmente, os diastemas se fecham rápido durante a jornada de aparelho invisível e é possível ver resultados

outras soluções

Os demais aparelhos ortodônticos também podem fechar diastemas, mas com o uso de bráquetes e fios de metal. São tratamentos potencialmente mais longos e desconfortáveis, já que o material do aparelho pode machucar a boca por dentro, além de não serem nada discretos.

No entanto, o aparelho convencional é indicado para crianças, que ainda não possuem maturidade para usar o aparelho invisível corretamente e conseguem manter uma disciplina maior com o aparelho fixo.

O uso de resina também pode fechar pequenos espaços. É um preenchimento estético e deve ser feito com cuidado, para que o material acompanhe a cor dos outros dentes e o resultado fique natural e equilibrado.

Já para espaços muito grandes, que já foram ocupados anteriormente, podem ser fechados com o implante de um novo dente.

Quer fechar seu espacinho? Agende uma avaliação na SouSmile e venha começar sua jornada!

agende já

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)