Como montar uma rotina de saúde bucal?

autocuidado Ago 31, 2020

Assim como temos uma rotina de cuidados com o corpo, pele e cabelos, a saúde bucal merece a mesma atenção! E vai muito além de apenas escovar os dentes após as refeições. Você pode transformar seus cuidados com o sorriso em uma rotina - e isso não é sinônimo de algo chato ou entediante. É apenas uma forma de transformar pequenos passos em hábitos ;)

Antes de tudo, o que você considera importante incluir nessa rotina? Comece fazendo uma lista mental de como você cuida da higienização da sua boca no dia a dia. Não precisa adicionar um monte de etapas, inicie de forma simples, com o que você já tem em casa!

O que não pode faltar

Algumas coisas são indispensáveis quando falamos em saúde bucal:

  • Escovação 3 vezes por dia, logo após as refeições
  • Usar fio dental 1 vez por dia (recomendamos à noite)
  • Limpeza com seu dentista a cada 6 meses

Se você conseguir cumprir estes três passos, já estará contribuindo muito para seu sorriso! Escovar os dentes após cada refeição é um desafio, principalmente para quem tem o dia mais corrido. Para cumprir essa meta de forma prática, ande com seu kit escovação - nécessaire ou estojo com escova e pasta de dentes, fio dental e enxaguante bucal. Com os itens à mão, fica mais fácil de não pular a escovação se estiver fora de casa.

Completando a rotina

Você pode adotar o uso do enxaguante bucal, se quiser deixar a rotina de higienização mais completa. Ele não substitui a escovação e uso do fio dental, mas deixa o hálito fresco e agradável e contribui para diminuir a placa bacteriana, que pode causar cáries e outros problemas de saúde bucal.

Outro passo opcional é o de escovar a língua. Você pode usar a própria escova de dentes ou um raspador apropriado. Para seu sorriso, são muitas vantagens: combate o mau hálito e previne o acúmulo de bactérias na boca.

Organizando o dia

Com o kit de escovação em mãos, vamos programar alguns momentos no dia dedicados aos cuidados com seu sorriso. São sugestões que você pode adaptar de acordo com o que fizer mais sentido na sua rotina.

Manhã

  • Escove os dentes antes ou depois de tomar café da manhã (se tem o costume de escovar logo que acorda, faça uma nova higienização depois de comer);
  • Se quiser, escove também a língua, para remover as toxinas que se acumulam na região durante a noite;
  • Se sair de casa, leve seu kit de escovação!

Tarde

  • Escove os dentes depois de almoçar;
  • Cuidado com os lanchinhos e café entre refeições. O ideal é escovar os dentes sempre depois de comer, mas se não for possível, faça um bochecho com água;
  • Se tem o hábito de mascar chicletes, prefira os que não contém açúcar.

Noite

  • Antes de dormir, use o fio dental em todos os dentes, com cuidado para não machucar a gengiva;
  • Faça uma escovação caprichada e sem pressa;
  • Finalize com o enxaguante bucal.

Viu só? Cuidar da saúde bucal é fácil e garante um sorriso saudável ;)

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)