O que é a placa de contenção e como ela funciona

Já ouviu falar da placa de contenção? Ela entra em cena no final do tratamento e torna-se sua melhor amiga após o aparelho invisível. Entenda por que ela é tão importante!

placa contencao aparelho invisivel sousmileA jornada do aparelho invisível é cheia de superação a cada troca de fase e resulta na conquista de um sorriso alinhado. No entanto, no final, os alinhadores são trocados pela placa de contenção, de uso contínuo e de extrema importância para manter o resultado do tratamento. Mas afinal, qual a diferença da contenção para os alinhadores normais e por que ela é necessária?

 

Placa de contenção ortodôntica

A contenção é feita do mesmo material que os alinhadores normais, o poliuretano. Ela segue o formato do sorriso final, a partir do scan 3D feito na última consulta, e  deve ser usada durante três meses em período integral, e nos seis meses seguintes durante a noite - porém, quanto mais tempo você usar, melhor!

O grande propósito da contenção é manter a posição final dos dentes por mais tempo! Nossa arcada dentária tem uma memória muito boa e está em constante movimentação - a tendência é que os dentes retornem para o lugar original, que ocupavam antes do tratamento com o aparelho invisível. Isso também ocorre com o aparelho fixo, ou qualquer outro aparelho ortodôntico - por isso que as pessoas que já usaram o fixo no passado, muitas vezes, se queixam de um leve desalinhamento, para o qual nossos alinhadores costumam ser bastante recomendados.

 

Uso contínuo

Ao longo do tratamento, cada alinhador é usado por duas semanas, e de repente a contenção é usada por muito mais tempo. O uso contínuo é possível por conta da contenção não ter nenhuma ativação - ou seja, ela só segura a posição dos dentes, ao invés de movimentá-los. 

Além disso, o poliuretano é um material altamente resistente, que não corre o risco de quebrar tão fácil! Se cuidar direitinho, a contenção dura por bastante tempo.

A limpeza deve seguir as mesmas regrinhas do alinhador convencional: só com água e uma escova  de dentes macia. Se sentir que precisa de uma higienização mais profunda, dado que você usará a plaquinha por mais tempo, mergulhe a contenção em um copo com água e 20ml de enxaguante bucal sem corante, deixando agir por 20 minutos. Pastilhas de limpeza também funcionam!

Demais, né? Cuide da contenção com carinho e mantenha sempre seu melhor sorriso!


leia mais postagens sobre este assunto:
vida alinhada