O que é apinhamento dental? Como resolvê-lo?

vida alinhada Jul 02, 2019

O apinhamento dental é um problema comum de posicionamento dos dentes na arcada dentária - os famosos dentes tortos. Quando a dentição se torna permanente, os dentes nascem ocupando os espaços que eram dos de leite, mas nem sempre esse espaço é suficiente - o que provoca inclinações e giros para que eles se acomodem como puderem.

Nem sempre é preciso corrigir o apinhamento dos dentes, depende do grau e da vontade da pessoa. Afinal, quem prefere assumir os dentes tortinhos também tem um sorriso especial! Entenda um pouco mais sobre as causas e tratamentos viáveis.

apinhamento dental

o que é

Apinhamento significa dentes tortos, ou como muita gente chama, "encavalados". As causas são diversas e os graus de complexidade também, sendo este um fator importante para determinar a necessidade de um tratamento para alinhar o sorriso.

Quanto mais severo for o apinhamento, mais problemas de saúde bucal a pessoa pode ter, como cáries, acúmulo de tártaro e até complicações na gengiva, além de afetar a estética do sorriso. Por isso, é importante ficar de olho e observar se o dente tortinho te atrapalha além da aparência.

por que acontece?

  1. Questão genética
    É ela quem determina o tamanho dos dentes e da arcada dentária. Caso alguma dessas informações seja desproporcional, os dentes nascem encavalados, sem espaço para crescerem na posição correta.
  2. Dentes do siso
    Por serem os últimos a nascer, os dentes do siso normalmente não possuem o espaço necessário, o que provoca o apinhamento dos demais dentes que tentam se adequar à posição forçada pelo siso.
  3. Traumatismos
    Qualquer queda brusca com impacto na arcada dentária pode entortar os dentes, causando apinhamento nos mais diferentes graus.
  4. Tamanho da língua
    Dependendo do tamanho e posicionamento da língua, os dentes podem se entortar, motivo pelo qual os tratamentos fonaudiológicos são importantes de acontecer em conjunto com os ortodônticos.
  5. Hábitos alimentares
    Quem força muito os dentes para morder alimentos duros, ou usou mamadeira na infância por muito tempo, pode ter os dentes tortos.
  6. Hábitos respiratórios
    Até problemas respiratórios podem entortar os dentes! Respirar pela boca com muita frequência desde a infância pode causar apinhamento dental.
  7. Estrutura óssea
    Por fim, a própria estrutura óssea pode mudar com o passar dos anos, motivo pelo qual muitas pessoas que já usaram aparelho fixo na infância voltam a ter dentes tortos depois de alguns anos sem contenção.

como tratar

Agora, no caso de apinhamentos leves a moderados, é possível corrigir com o uso do aparelho invisível alinhador, que deixará tudo no lugar. Na SouSmile, nossos tratamentos duram entre 3 e 9 meses e são planejados digitalmente, motivo pelo qual você consegue ver uma simulação de como ficará seu sorriso desde o primeiro dia.

O tratamento ideal para o apinhamento dentário vai depender do grau de complexidade e das necessidades de cada pessoa. Se for um apinhamento muito severo, os aparelhos fixos metálico, estético e lingual podem resolver.

Quer saber se nosso aparelho é para você? Preencha nosso teste online - você pode optar por receber nossos preços por e-mail, junto com o resultado do teste!

aparelho invisível para casos de apinhamento

Como o próprio nome diz, os alinhadores são responsáveis por alinhar os dentes! É uma alternativa mais confortável e discreta do que o aparelho fixo, com tratamentos mais rápidos e acessíveis.

O aparelho invisível aplica uma força maior e mais precisa para movimentar os dentes em etapas. Cada fase deve ser usada por duas semanas, tempo necessário para os dentes se realocarem em uma nova posição.

Nos casos de apinhamento, pode ser necessário o auxílio de attachs na movimentação. Os attachs são bolinhas de resina da cor do dente, grudadas em sua superfície, que servem como um ponto de apoio para o alinhador transparente movimentar o dente.

O uso correto dos alinhadores é fundamental para que a movimentação aconteça conforme o planejado. Eles são removíveis, o que possibilita comer o que quiser e escovar bem os dentes, mas devem ser usados 22h por dia, ou o máximo de tempo possível!

Curtiu? Venha fazer uma avaliação para conhecer nosso tratamento de pertinho ;)


SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)