Fez clareamento dental? Saiba o que pode ou não comer!

lifestyle Ago 06, 2019
clareamento dental o que comer

Para manter os dentes branquinhos, é preciso evitar alguns alimentos e caprichar ainda mais na higiene bucal, pois os dois hábitos podem alterar a pigmentação natural do sorriso.

O método de clareamento caseiro com gel, que nós utilizamos, consiste no uso contínuo por 21 dias de gel clareador em uma placa feita sob medida para o sorriso. A fórmula com 10% de peróxido de carbamida, ativo responsável por deixar os dentes mais brancos, é a de menor concentração do mercado, que oferece menos sensibilidade e mais segurança.

Mesmo assim, ao longo do tratamento, a recomendação é de evitar alimentos e bebidas muito pigmentados e reforçar a escovação - de preferência, sempre após as refeições. Isso ajuda a alcançar o melhor resultado possível e a manter o sorriso iluminado depois!

o que não posso comer?

Durante o uso do gel clareador, o recomendado é evitar todos os alimentos e bebidas escuros. Dá uma olhada em alguns itens:

- Café
- Vinho tinto
- Açaí
- Suco de uva
- Molho shoyu
- Chá preto
- Refrigerantes
- Chocolate
- Ketchup
- Frutas cítricas

Alguns deles parecem inofensivos, mas podem ter outra característica nociva aos dentes que estão passando pelo processo de clareamento. É o caso dos refrigerantes: a acidez da bebida pode agredir o sorriso, que pode estar sensível por conta do tratamento, provocando maior sensibilidade e incômodo - além de manchas nos dentes.

o que posso comer?

Todo o resto está liberado! É importante prestar atenção nas características principais dos alimentos - tudo o que for cítrico, muito doce e pigmentado (como frutas vermelhas e roxas) pode não ser uma boa opção.

No entanto, dá para levar a vida normalmente ao longo do clareamento. Nossa dica é fazer algumas substituições, para interferir o mínimo possível na alimentação e no dia a dia, de modo geral.

“Se não der para escapar do vinho, prefira o branco ou rosé. O vinho tinto é a bebida mais pigmentada que existe e mancha muito os dentes”, indica a Dra. Andrea Nazaré, dentista da SouSmile.

Já para os amantes do bom cafezinho, a sugestão é outra: “Escolha horários em que você consiga se programar para escovar os dentes em seguida, ou mantenha sempre uma garrafinha de água por perto, para fazer um enxágue emergencial. Se gostar, prefira o café com leite, que fica menos pigmentado”, aponta Andrea.

limpeza sempre

Para manter os dentes brancos, é importante dobrar a atenção com a limpeza, tanto profissional quanto feita em casa. Se não tiver feito uma limpeza com seu dentista em menos de 6 meses antes de iniciar nosso clareamento, nós recomendamos repetir o procedimento, para que o resultado seja o melhor possível.

Ainda assim, é preciso manter a qualidade da escovação no dia a dia. O ideal é não esperar mais do que 20 minutos para escovar os dentes após as refeições, para evitar que os pigmentos escuros dos alimentos fiquem impregnados nos dentes. “Nossos dentes possuem vários poros, o que permite que a pigmentação penetre através deles pelo esmalte, camada mais externa do dente - o que dá aquele tom amarelado”, explica Andrea.

No entanto, não é preciso se desesperar: essa pigmentação é muito lenta e leva anos para refletir na aparência do sorriso, então após o clareamento, pode levar a vida normalmente. “Com bons hábitos de higiene, dá para manter o resultado do tratamento em até 3 anos”, ressalta Andrea.

Agende uma avaliação e venha iluminar seu sorriso com a gente!

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)