O que fazer durante o distanciamento social

lifestyle Abr 08, 2020
sousmile dicas

O aumento de casos de coronavírus no mundo inteiro fez com que todo mundo adotasse o distanciamento social, ou seja, ficar em casa e só sair em extrema necessidade. Agora, muitas pessoas estão lidando com os desafios do home office e com mais horas disponíveis no dia, que antes eram ocupadas pelo deslocamento até o escritório. O desafio é administrar trabalho, família, tarefas de casa e a própria saúde mental, que requer cuidados especiais neste período.

Para tornar toda essa adaptação mais leve, reunimos algumas dicas do que fazer durante o distanciamento. Lembrando que, se você preferir não fazer nada, está tudo bem! São dias propícios para descansar no tempo livre e desacelerar da rotina frenética, além de ser uma boa oportunidade de refletir sobre a forma como vivemos. Dá para tornar essa fase prazerosa e produtiva, contanto que não te deixe ainda mais ansioso, ok?

Nossas dicas para o distanciamento

Exercícios físicos em casa

Mexer o corpo é fundamental para manter a saúde em dia e turbinar o bem-estar. O exercício físico libera endorfina, hormônio que cria aquela sensação gostosa depois do treino. Com academias e parques fechados, a alternativa é encontrar séries de atividades online, para fazer em casa apenas com o peso do corpo. Se não sabe por onde começar,  alguns aplicativos de diferentes modalidades podem te dar uma mãozinha:

Downdog: oferece treinos de yoga e está de graça durante todo o mês de abril! Ideal para tirar um momento no dia e praticar um pouco da modalidade, que proporciona alongamento, relaxamento e consciência corporal.

Nike Training Club: o app oficial da Nike tem diversos treinos funcionais e aeróbicos. Você encontra aquele que mais se encaixa ao seu condicionamento físico - prepare-se para suar muito!

Seven: se mesmo em casa não te sobra muito tempo, você pode treinar em apenas 7 minutinhos com esse app. O que não significa treinos fáceis, viu? É uma forma de se colocar em movimento por alguns minutos no dia!

Rotina de home office

Trabalhar de casa exige muita paciência e dedicação. O que já é realidade para muita gente, acabou se tornando uma novidade para outros, cujas funções são mais difíceis de executar em casa. Além disso, quem tem filhos está passando por uma experiência ainda mais desafiadora! Para aumentar a produtividade durante o expediente e manter o foco no home office, o Linkedin separou algumas dicas essenciais:

  1. Organize um cantinho de trabalho. Se não tiver uma mesa apropriada para trabalhar em casa, tente deixar algum espaço dedicado ao seu computador e anotações, que não seja sua cama ou sofá. Isso ajuda a separar trabalho do lazer que a casa proporciona;
  2. Mantenha-se conectado com os colegas de trabalho! A distância abre espaço para interpretações erradas, ansiedade e saudade da rotina. Use a tecnologia a seu favor para manter reuniões, alinhar as prioridades e até bater um papo sobre a vida - marcar um café virtual pode ser uma boa!
  3. Priorize seu bem-estar. Não adianta fazer home office e trabalhar 24 horas por dia. Faça pequenas pausas para se alongar, tomar uma água e esfriar a cabeça. Se possível, respeite também o final do expediente, para relaxar em casa quando o trabalho acabar.

Cursos online

Por que não aproveitar o tempo livre para aprender algo novo? Várias instituições do mundo inteiro estão disponibilizando cursos online de graça, uma ótima chance para você turbinar o currículo e exercitar o aprendizado. Veja algumas delas:

Harvard: já pensou em estudar em uma das maiores universidades do mundo? A Harvard University disponibilizou mais de 100 cursos à distância nas áreas de arte e design, negócios, ciência ambiental, medicina e saúde pública, entre outros. Para aprender de tudo e ter a chance de aprender com uma instituição renomada.

FGV: a Fundação Getúlio Vargas, uma das mais renomadas do país na área de administração e negócios, oferece uma série de cursos gratuitos sobre temas como finanças, gestão de pessoas e marketing.

ESPM: a Escola Superior de Propaganda e Marketing lançou, para o período de distanciamento, o módulo de Pocket Live, com cursos de curta duração à distância ao vivo - com a possibilidade de acesso ao conteúdo depois. O foco é em marketing e negócios.

Aventuras na cozinha

Sabe aquele monte de receitas que você sempre salvou nas redes sociais, e nunca colocou em prática? Agora pode ser um ótimo momento! Arregace as mangas, faça uma listinha de compras, lave bem as mãos e vá para a cozinha. Você pode ter ideias de pratos deliciosos aqui:

Panelinha: o site da chef de cozinha Rita Lobo traz várias sugestões gostosas e inspiradoras. Dá para aprender a fazer pratos elaborados e aprimorar os mais simples, com um toque especial de chef.

Tasty Demais: um dos maiores canais de Youtube sobre culinária tem receitas em vídeos curtinhos e viciantes de assistir! As ideias são criativas e propõe novas formas de preparar alimentos já conhecidos, como batata, hambúrguer e brigadeiro.

Bela Gil: para receitinhas mais leves e saudáveis, a Bela Gil é referência no assunto! O site dela tem várias dicas criativas e diferentes para explorar uma culinária mais natural, com muitas frutas, verduras e legumes.

Organização geral

Você também pode aproveitar o distanciamento para dar uma geral na casa e desapegar do que não usa mais. Seja no armário de roupas, nas gavetas cheias de papel ou nos utensílios da cozinha, passar para a frente o que está parado é uma ótima forma de liberar espaço e renovar as energias. Uma das maiores mestras da organização é a japonesa Marie Kondo, que possui um método chamado KonMari com várias dicas interessantes:

  1. Organize grupos de objetos de uma só vez, ao invés de áreas da casa. Por exemplo, se quiser revisar a quantidade de canecas que você tem, pegue todas que possam estar na cozinha, no quarto, para ter uma visão geral sobre o que faz sentido manter.
  2. Esse objeto te desperta alegria? Essa é a pergunta chave que Marie Kondo sugere em seu método. Pegue cada objeto que está em revisão, faça essa pergunta e sinta se ele ainda te satisfaz, como fazia quando você o adquiriu. Se a resposta for não, você já sabe o que fazer com ele: passe para a frente!
  3. Livre-se direito das coisas que você não quer mais manter. Não vale deixar em uma caixa dentro do quarto, ou na casa dos seus pais - o ideal é encontrar um destino exato para o objeto, se não for jogá-lo fora, e deixá-lo no lugar certo!

Maratona de Netflix

Se o seu tempo em casa será destinado a maratonar séries e esgotar todo o catálogo da Netflix, ótimo! Prepare a pipoca e se jogue no sofá sem culpa. Dá para perder horas procurando o que assistir na plataforma de streaming, então separamos algumas dicas do que está em alta nas séries da Netflix neste período:

La Casa de Papel: a série espanhola lançou a 4ª temporada no início de abril, e a trama está de tirar o fôlego! São apenas 8 episódios, então dá para ver tudo em um dia ou dois - a tensão é tanta que você não vai querer largar.

Friends: o clássico da TV americana tem episódios curtinhos e as 10 temporadas completas na Netflix. Vale a pena ver e rever quantas vezes você quiser - e vale rir de novo com as mesmas piadas também!

The Good Place: o que acontece com uma mulher quando chega ao Paraíso é o tema central da série. A personagem Eleanor vai parar lá por engano, e precisa passar por situações hilárias para manter seu lugar.

Demais, né? Aproveite nossas dicas para enfrentar esta fase da melhor forma possível!

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)