7 coisas que você pode fazer para se sentir bem ainda hoje

autocuidado Mar 05, 2020
dia da mulher sousmile

Cuidar do nosso bem-estar é importante. Na correria da rotina, é preciso ficar muito atento a como estamos nos sentindo e o ideal é trabalharmos nossas emoções, mas nem sempre sobra tempo para isso. De qualquer forma, ninguém gosta de se sentir mal, por qualquer motivo. Acordar com a energia baixa nos deixa o dia inteiro com dificuldades de concentração no trabalho, inseguranças e negatividade.

A boa notícia é que existem algumas estratégias, comprovadas pela ciência, que são capazes de turbinar seu humor e deixar seu dia mais leve, mesmo que você não queira se aprofundar tanto no problema que está enfrentando. Com pequenas ações, você consegue transformar seu dia. Dá uma olhada:

Como se sentir melhor

Sorria!

Mesmo em um dia ruim, um simples sorriso é capaz de mudar tudo. Sorrir libera endorfinas, o hormônio da felicidade, que ajuda a relaxar e liberar a tensão. Se você está na conquista do seu melhor sorriso com nosso aparelho invisível, melhor ainda, pois ele virá acompanhado de muita confiança e transparência ;)

Caminhe ao ar livre

Se estiver no trabalho, tente sair por alguns minutos para uma breve caminhada na rua. A conexão com a natureza é capaz de aumentar a criatividade e aprimorar o foco, de acordo com um estudo da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos. Isso porque, longe dos ruídos da cidade e da tecnologia, a mente humana consegue aprimorar as funções cognitivas e trabalhar de forma mais criativa - essa distração é ótima para combater o estresse.

Pratique meditação

Meditar é uma prática milenar contra o estresse e possui vários benefícios. Acredita-se que a meditação amplia a percepção sobre o corpo e aumenta o relaxamento, o que libera hormônios no organismo relacionados à sensação de prazer, como a ocitocina. Você pode começar com meditações guiadas - existem várias disponíveis na internet, de variadas durações.

Faça uma lista de tarefas

Às vezes, estamos tão sobrecarregados que o estresse aumenta e nos incapacita de fazer qualquer coisa. É a hora de listar todas as tarefas do dia! O indicado é colocar tudo no papel, mas de forma realista, para que você realmente consiga fazer tudo ao final do dia. Depois, você vai riscando da lista cada tarefa finalizada, o que dá uma sensação de dever cumprido.

Pratique algum exercício físico

A atividade física promove o bem-estar quase que instantaneamente, já que o cérebro libera os hormônios do prazer durante a realização do exercício. Por isso, para melhorar um dia ruim, uma das dicas é suar a camisa! Se não tiver muito tempo, você pode fazer uma sequência de atividades funcionais em casa, que usam só o peso do corpo, ou uma breve caminhada - o importante é se colocar em movimento.

Coma chocolate amargo

Para quem gosta de um docinho, vale investir no chocolate amargo. Uma pesquisa publicada na revista Depression & Anxiety descobriu que o alimento possui uma série de substâncias que provocam euforia e a feniletilamina ajuda na regulação do humor. Além disso, o chocolate amargo possui flavonoides, antioxidantes que ajudam no combate à depressão. Só vantagens!

Foque no momento presente

O mindfulness é uma técnica de meditação oriental que incentiva o foco no presente, com a ajuda da respiração. Tirar um tempinho para respirar fundo e expandir a percepção do mundo ao redor, com todos os sons, aromas e cores que o cerca, ajuda no controle do estresse, no humor e na concentração.

Aproveite para mudar seu dia para melhor! ;)

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)