5 formas fáceis de relaxar a mente

lifestyle Mai 13, 2020
blob-1

O que você faz para relaxar? Muita gente responde estratégias como exercícios físicos, estar perto de amigos ou viajar para algum lugar legal. No momento em que estamos vivendo, o relaxamento é restrito para dentro de casa, mesmo ambiente do home office, dos cuidados domésticos e da atenção com a família - todos os motivos que deixam a rotina agitada. Como se desconectar de um lugar estressante sem sair dele?

Relaxar a mente é um desafio, já que estamos sempre pensando em alguma coisa. No entanto, essa medida tem inúmeros benefícios para a saúde mental e o bem-estar! Existem algumas técnicas milenares que ajudam a aliviar o turbilhão de pensamentos, como o mindfulness e os princípios da yoga. Os dois falam muito sobre a atenção plena, que é simplesmente estar no momento presente - deixar os pensamentos fluirem, até que a mente esvazie por completo. Você pode praticar através de meditações guiadas, que dão uma ajudinha nesse processo.

Mas relaxar pode ir muito além da meditação, viu? Uma simples pausa nas tarefas diárias pode te fazer muito bem! Veja o que você pode fazer em alguns minutos para se acalmar em dias agitados.

Como acalmar a mente

1. Respire fundo algumas vezes

Respirar é um ato vital e praticamente automático. Quando entramos em um ritmo acelerado ou estressante, o organismo libera um hormônio chamado cortisol, que aumenta o fluxo sanguíneo e a frequência respiratória. É por isso que quem passa por uma crise de ansiedade, por exemplo, relata sentir falta de ar. A primeira dica para acalmar a mente é simplesmente respirar fundo! Pare o que está fazendo e inspire o máximo que conseguir, pelo nariz, e em seguida expire o ar pela boca. Sinta o oxigênio entrando e saindo, lentamente. Repita algumas vezes, até sentir que conseguiu desacelerar.

2. Caminhe pela casa

Quem está trabalhando em home office deve estar passando muitas horas sentado, em frente ao computador. Uma forma simples de relaxar é dar uma caminhada pela casa, só para esticar as pernas e soltar os músculos. Além de colocar o corpo em movimento, você sai do ambiente de trabalho e consegue espairecer por alguns minutos.

3. Abra as janelas

Não podemos andar na rua, mas ainda é possível sentir um ventinho fresco no rosto: basta abrir as janelas! A tendência no outono é deixar tudo fechado, já que estamos entrando em dias mais frios, então abrir um pouco as janelas para deixar o ar entrar pode ser revigorante. Outra vantagem é aproveitar e olhar para o horizonte - as várias horas diárias no computador e celular forçam muito os olhos. Não se esqueça de se agasalhar bem, caso esteja frio.

4. Tome água!

A correria do dia a dia pode nos tirar um dos hábitos mais importantes para a saúde, que é a ingestão de água. Principalmente em casa, é comum ficar muitas horas sem tomar líquidos, e a desidratação nos deixa com a energia baixa e a concentração comprometida. Por isso, estar bem hidratado é fundamental para o bem-estar - e um copo d'água geladinho ajuda muito a clarear a mente.

5. Converse com alguém

Dependendo do que está te causando ansiedade ou estresse, conversar com outra pessoa pode ajudar muito. Ainda mais durante o período de distanciamento social, no qual o afeto e a companhia das pessoas fazem tanta falta. Faça uma ligação, ou chamada de vídeo, e abra o coração com alguém de confiança. Você pode se sentir acolhido e ouvir bons conselhos.

Faça uma pausa por você e deixe seu dia mais leve. Ah, e não se esqueça de sorrir ;)

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)