Como escovar os dentes: 5 dicas infalíveis

autocuidado Abr 29, 2019
como escovar os dentes

Escovar os dentes é um hábito que aprendemos ainda na infância. Somos bombardeados de pastas de dente coloridas e docinhas, escovas de personagens e brindes após cada ida ao dentista, tudo para exercitar a escovação da melhor forma possível. No entanto, é difícil manter a excelência com o passar dos anos: não sobra tempo para escovar direito e o fio dental vai parar no fundo da gaveta, sendo lembrado só na véspera de uma consulta com o dentista.

Por conta disso, apenas uma em cada 10 pessoas consegue cuidar da saúde bucal corretamente. É importante ficar atento em qualquer idade - só com a escovação, é possível combater inúmeros problemas que podem surgir na boca, como cáries, gengivite, tártaro e o tão temido mau hálito.

Se você usa o aparelho invisível, deve dobrar a dedicação com seus dentes! O ideal é fazer uma limpeza completa sempre após as refeições, antes de colocar o alinhador transparente de volta no sorriso. Os resíduos que sobram entre os dentes podem atrapalhar a movimentação e até o encaixe do alinhador, em alguns casos, então é essencial que tudo esteja sempre limpinho.

como escovar bem os dentes?

1. Faça movimentos de cima para baixo, na direção contrária à gengiva. O maior erro que as pessoas cometem é escovar de um lado para o outro, o que pode machucar a gengiva e não remover toda a sujeira.

2. Use pouca pasta de dente. O excesso não significa que vai limpar mais - o ideal é colocar uma pequena bolinha na escova, para não gerar tanta espuma na boca.

3. Escolha uma escova de dentes macia. As cerdas devem ser confortáveis ao toque, para uma escovação suave. As de cabeças menores também são indicadas, para conseguir alcançar todos os cantinhos da boca.

4. Faça movimentos circulares na superfícies de mastigação dos dentes, assim como no sorriso com a mordida fechada.

5. Seja gentil e não tenha pressa! A escovação ideal dura cerca de 3 minutos e você não deve pesar a mão - o segredo está na frequência da vibração da escova sobre o dente, e não na força que você coloca.

fita dental amiga

Não se esqueça de passar a fita dental, pelo menos uma vez por dia. O ideal mesmo é usá-la sempre após qualquer refeição, mas se não tiver tempo, capriche antes de dormir!

Existem várias marcas e tipos diferentes, você pode ir testando até encontrar o que mais te agrada. Independente do tipo, use cerca de 18 cm de fita, enrole as extremidades nos dedos e mova entre os dentes para frente e para trás, abraçando-o por completo.

E por que usar a fita ao invés do fio dental? A fita é mais estreita e achatada, o que permite limpar a superfície do dente e alcançar todos os espacinhos entre o dente e a gengiva. O fio dental é mais rígido e cilíndrico, o que delimita o alcance e machuca um pouco mais a gengiva.

fique atento!

Nossa gengiva dá vários sinais de que algo pode estar errado, e a maior parte dos problemas de saúde bucal podem ser causados por má escovação. Se perceber que está com um sangramento ao usar a fita dental, ou ao simples toque, procure uma clínica odontológica para investigar e fazer o tratamento correto.

Curtiu? Venha conquistar seu melhor sorriso e agende uma avaliação!

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)