Usar aparelho invisível dói?

vida alinhada Dez 02, 2019
aparelho invisivel doi

O aparelho invisível é o tratamento ortodôntico mais moderno, acessível e tecnológico que existe, e muitas pessoas se perguntam se o uso causa dor - afinal, a lembrança dos aparelhos convencionais é sempre relacionada ao desconforto dos bráquetes.

O que acontece é que os alinhadores transparentes são bem mais confortáveis, por não terem nenhum metal incomodando a parte interna da boca! Entenda mais detalhes sobre a adaptação.

Uso do aparelho invisível

Pode ser que você sinta dor nos primeiros dias de cada nova fase de alinhadores, mas isso é completamente normal - significa que seus dentes estão se mexendo! É a mesma coisa de ir na academia e ter dores musculares no dia seguinte ;)

A dor é causada pelo processo inflamatório de movimentação da nossa arcada dentária. Quando colocamos um novo alinhador, as fibras em torno do dente ativam a reposição celular para formar osso nas novas posições.

É importante destacar que a dor é relativa e não sentir nada também pode acontecer, o que é uma grande vantagem: “Tudo depende do limiar de sensibilidade da pessoa”, explica a Dra. Natália Lombardo, ortodontista responsável da SouSmile.

Dói mais que o aparelho fixo?

Se você já usou aparelho fixo e tem na memória a dor após cada manutenção, uma boa notícia: o desconforto causado pelo aparelho invisível tende a ser mais leve! “Como a força é mais precisa e movimenta só os dentes que realmente precisam se mexer, a dor não é tão aguda”, aponta a Dra. Natália.

Como aliviar a dor nos dentes?

Existem alguns truques que podem amenizar o desconforto nas trocas de fase do aparelho invisível. Lembrando que, caso você sinta dor por mais de um dia, indicamos que entre em contato para que nossas dentistas deem a assistência necessária!

Trocar de fase antes de dormir

Colocar uma nova fase de alinhadores antes de dormir faz com que o pico de desconforto aconteça durante a noite - ou seja, menos dores! Você já acorda com o alinhador mais adaptado ao seu sorriso e o processo inflamatório acontece de forma contínua.

Tomar água gelada

A água gelada é capaz de contrair os vasos sanguíneos em torno dos dentes, o que alivia muito o desconforto! Você também pode optar por alimentos geladinhos nas primeiras horas de um novo alinhador.

Usar o gumi

Mastigar no gumi, a borrachinha que vem junto com o aparelho invisível, ajuda a melhorar a adaptação ao alinhador! Isso faz com que a dor passe mais rapidamente, já que quanto melhor acomodado no sorriso, menos movimentações acontecerão durante o uso.

Bolsinha de gelo

Se a dor estiver muito intensa, você pode usar uma bolsinha de gelo do lado externo da boca. O geladinho ajuda muito a aliviar a dor!

Lembrando que nosso time de ortodontistas está disponível a qualquer hora para tirar dúvidas - se estiver com dor, não hesite em nos procurar!

SouSmile

apaixonados por sorrisos, bem-estar, transparência e autoestima :)